História

Idealizado pelo Profº Sérgio Nassar no final dos anos 90, na época Técnico de natação da S.E.Sanjoanense, em São João da Boa Vista/SP e coordenado pelo Profº Flávio Campos de Mococa/SP, o Circuito Amigos da Natação começou a ser disputado em 1998 com a intenção de massificar a natação no Leste Paulista e no Sul de Minas.
O Circuito surgiu ainda como forma de dar oportunidade aos alunos nas fases de iniciação e aperfeiçoamento, e aos atletas que não tinham índices técnicos para participação em Torneios Regionais para atletas Federados.
O principal objetivo da realização deste Circuito é a formação de novos atletas, preparando-os para disputar Torneios Regionais, Estaduais e Nacionais.
Ressaltamos que atletas federados não podem participar, e os atletas que se destacam devem passar a disputar os Torneios Regionais promovidos pelas Federações Estaduais a critério de suas Entidades.
Em 2007 as disputas passaram a ser realizadas em 03 etapas eliminatórias e 01 etapa final de inverno no 1º semestre e 03 etapas eliminatórias e 01 etapa final de verão no 2º semestre.
Ao longo destes 22 anos já participaram de nossas etapas 45 entidades e mais de 8.000 atletas.
Vale ressaltar que alguns atletas que iniciaram na natação competitiva em nossas etapas, vêm se lançando no cenário esportivo estadual, nacional e internacional representando clubes como o E.C.Pinheiros e Sport Club Corinthians Paulista de São Paulo, Praia Clube de Uberlandia, entre outros.
Em 2020 o Circuito Amigos será disputado em 08 etapas, sendo 07 etapas eliminatórias e 01 etapa final com a participação de 18 equipes e aproximadamente 700 atletas.